top of page

 

DEFINIÇÃO DA CELULITE:

 

A celulite, como é chamada popularmente, faz parte do universo feminino em quase 95% das mulheres. Ela apresenta outras nomenclaturas como Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato, Fibroesclerótica, Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica e Lipodistrofia Ginóide.

Atualmente, é observado que a celulite tem se apresentado cada vez mais precocemente. Jovens adolescentes já estão apresentando celulite de grau IV (presença de nódulos visíveis e dolorosos).

A celulite tem ligação com herança genética e com a má alimentação, como dietas hipercalóricas, hiperlipídicas, insuficiente em proteínas, fibras, líquidos, sais minerais e oligoelementos.

Um fator que está intimamente relacionado à celulite é o sedentarismo, pois diminui o gasto calórico e a massa muscular, provocando o aumento de gordura corporal. Esse fator altera o fluxo sanguíneo dificultando a oxigenação e as trocas metabólicas no organismo.

 

 

FISIOPATOLOGIA:

O adipócito armazena toda a energia dos alimentos que nós não utilizamos, para ser usada quando precisarmos. O problema surge quando apenas estocamos e não usamos essa reserva.

Com o aumento dos adipócitos, os vasos sanguíneos e linfáticos que existem entre eles acabam comprimidos, levando a um edema local. Além dessa compressão dos vasos, existem as fibras que separam os adipócitos. Com o aumento dos adipócitos e o edema na região, as fibras acabam “puxando” o tecido para baixo, formando trabéculas fibrosas que darão origem aos furos característicos da celulite. 

Nos homens, a incidência da celulite é menor porque as fibras são mais grossas e se alinham de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, en razão do acúmulo de gordura, esse tecido se expande em direção à pele e, quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e levam tecido gorduroso em direção à profundidade, não aparecendo, assim, as irregularidades da celulite.

 

 

COMO TRATAR A CELULITE?

Existem diversos tipos de tratamento da celulite, o que precisamos é de uma boa avaliação para usar o equipamentos certo a nosso favor. Além disso, é preciso ter uma reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos e tratamento com equipe multidisciplinar. Os tratamentos hoje oferecidos são bons e eficientes, mas não são milagrosos e imediatos. Normalmente, as pacientes esperam chegar o mês de novembro — período de calor — para iniciar um tratamento, com a expectativa de chegar a dezembro livre dos “furinhos”. Mas o tratamento da celulite, depois de instalada, é longo.

 

Para que o tratamento da celulite seja satisfatório são necessários três (3) processos:

 

• Diminuir o tamanho do adipócito: com isso os vasos sanguíneos e linfáticos não são comprimidos, melhorando o fluxo sangue para região;

 

• Mobilizar as fibras existentes entre o tecido: quando essas fibras estão mais maleáveis acabam puxando menos o tecido e diminuindo o aspecto de casca de laranja;

 

• Melhorar o fluxo sanguíneo e linfático: com a melhora da circulação há diminuição do edema e por conseqüência diminuição de circunferência e dos furinhos da celulite.

 

TRATAMENTO PARA CELULITE

 

Todos os tratamentos citados abaixo são alternativas para amenizar o aspecto deixado na pele pela celulite. Nenhum dos métodos descritos neste site tem resultados garantidos e/ou imediatos. Os conteúdos aqui presentes tentam elucidar as propostas de cada tratamento, contudo, a opção definitiva por um procedimento só pode ser feita após consulta presencial com o médico.

 

SUBCISÃO

O que é:

A subcisão no tratamento da celulite consiste em um procedimento realizado com uma agulha bisturizada, onde é feito um descolamento da região afetada pela celulite. O procedimento de subcisão é bastante utilizado em associação aos preenchimentos, de modo que a área que possuia os "buraquinhos" recebe volume com o objetivo de deixar a superfície mais homogênea.

Como é:

Com essa técnica são cortados os septos fibrosos logo abaixo da pele, que são responsáveis pelos "furinhos" percebidos na celulite em estado avançado. A fase do pós-operatório pode durar até 30 dias e é recomendado que se utilize uma cinta compressiva, bem como, o constante acompanhamento médico. No local onde foi realizada a subcisão, haverá a formação de manchas em tonalidade roxa que deverão, com o tempo, serem reabsorvidas pelo organismo e um novo tecido será formado. Apesar de relativamente simples, trata-se de um procedimento cirúrgico, desta forma, deve somente ser realizado por profissional altamente qualificado.

Número de sessões:

Para obter resultados significativos no tratamento da celulite são recomendadas de uma (1) a três (3) sessões.

 

DRENAGEM LINFÁTICA:

O que é?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de e eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea. Seu objetivo é eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Como a causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea, que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a drenagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.

Como é:

Ela é executada por meio de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existem os vasos linfáticos. Portanto, não procede a noção de pacientes ficarem roxas depois de fazer “drenagem”. A drenagem deve ser leve, pois os vasos linfáticos são muito superficiais. Se forem apertados de mais acabam se fechando.

Número de sessões:

Com esse tratamento para celulite, em média são prescritas 10 sessões, mas se a paciente apresenta retenção de líquido crônica o ideal é que sempre faça uma manutenção. A drenagem normalmente é indicada junto com outros procedimentos para se obter um ganho maior nos resultados.

Qual o resultado?

É possível em uma (1) sessão obter diminuição de medidas pela perda do excesso de líquido. O importante é manter as sessões para ver uma diminuição dos "furinhos". Claro que, vai depender muito do grau de celulite da paciente.

 

RADIOFREQUÊNCIA

O que é?

A radiofrequencia age na flacidez estimulando a formação de colágeno.  Com o aquecimento do tecido pela radiofrequência há um maior fluxo sanguíneo para a região, melhorando a oxigenação do tecido.

Como é?

A paciente sente um aumento de temperatura na pele (normalmente em torno de 40°) e uma leve pressão causada pela massagem mecânica. A sensação chega a ser agradável e indolor. Algumas regiões podem ser mais sensíveis, como na parte interna da coxa.

Número de sessões:

São prescritas em média 10 sessões, sendo que os resultados começam a aparecer a partir da 2° sessão dependendo do metabolismo e do grau de celulite da paciente.

Qual o resultado?

Esse tratamento para celulite ameniza o aspecto de "casca de laranja" e a flacidez da pele. Melhora do contorno corporal.

 

PLATAFORMA VIBRATÓRIA:

O que é:

Tratamento para celulite por meio de vibração, o que provoca uma aceleração em todas as direções, exigindo que se faça esforço para manter o corpo em equilíbrio. Essa vibração faz com haja um aumento da aceleração, havendo maior recrutamento muscular (cerca de 90% das fibras). Além disso, há uma série de hormônios que são liberados (serotonina, hormônio do crescimento, etc.) contribuindo para a diminuição da gordura corporal, celulite, melhora da circulação sanguínea e do bem-estar.

Como é:

A paciente realiza um treino com exercícios variados. É relizado um (1) minuto de repetição e um (1) minuto de descanso, totalizando 20 minutos de treino.

Número de sessões:

Em 10 sessões pode-se observa melhora no tônus muscular e contorno corporal.

 

Lajeado (51) 3011-9393                              

  

Bento Gonçalves (54) 3452-1706                

 

Santa Cruz do Sul (51)  3056.2494               

 

bottom of page